Nobreza do homem em Tomás de Aquino
Palabras clave:
Deus, criação, homem, imagem, alma, corpo, unidade e nobrezaResumen
Falar de Deus, para São Tomás de Aquino, implicará sempre falar do homem. E, contudo, o mesmo tem o devido cuidado para que não se confunda a imagem com o modelo, a criatura com Deus, o Criador. A partir daqui brota na Suma Teológica do Aquinate toda a perspectiva de uma antropologia enquanto síntese em que o homem aparece como imagem e é centro de toda a criação e, neste sentido, considerado também como a parte mais nobre de todo o universo. Assim a pessoa humana (o homem) é, para o pensamento do Aquinate, um composto e, ao mesmo tempo, uma unidade, isto é, o ser humano não é só corpo e nem só alma, mas alma e corpo. /// To speak of God, according to Saint Thomas Aquinas, will always imply speaking of man. Despite this, the latter must take due care to avoid confusing the image with the model, the creature with God, the Creator. From this blossomed—within the Aquinine Summa Theologica—the perspective of an anthropology, a type of synthesis, in which man appears as an image and is the centre of the whole of creation, and in this sense, is also considered to be the noblest part of the whole universe. Thus, the human person (man) is, according to Aquinine thought, simultaneously a composition and a unity—that is, the human being is neither merely body nor soul, but body and soul.Número
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