Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Lumen Veritatis é uma revista trimestral e temática. Publica artigos originais e inéditos na área de Filosofia e Teologia, preferencialmente em português. São também aceitos os seguintes idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e latim. Os artigos devem ter entre quatro mil e oito mil palavras, um resumo e uma respectiva tradução para o inglês de cerca de 100 palavras e 3 a 5 palavras-chave. As resenhas devem ter no máximo duas mil palavras. As referências bibliográficas e as notas de rodapé seguem as normas da ABNT, ou da metodologia vigente no país do autor. Os artigos devem ser enviados à Revista em CD ou anexo de e-mail, juntamente com uma breve apresentação acadêmica do autor, afiliação, endereço postal e eletrônico. Todas as contribuições são analisadas por uma comissão de dois juízes especializados, que dão o parecer final através do Secretário Editorial. Caso o artigo seja publicado, o autor receberá três exemplares da revista. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores.

Metodologia

A fonte adotada é a Times New Roman de tamanho 12 para o corpo do trabalho, 11 para citações maiores de 3 linhas e 10 para as notas de rodapé.

Espaçamento entrelinhas: 1,5 linhas (salvo nas citações maiores de 3 linhas, resumo, referências bibliográficas, notas de rodapé, as quais possuem espaçamento de 1 linha ou indicação contrária).

Espaçamento entre parágrafos: Mantém se o mesmo para entre linhas, ou seja, 1,5 cm, conservando 0 pt (antes e depois). A separação, portanto, entre os parágrafos e linhas é a mesma. Entre os tí­tulos e o texto deve haver uma separação de 1,5 linhas acrescidos de um espaçamento de 12pt antes e 6pt depois. A separação entre o corpo de texto e as citações longas (de mais de 3 linhas) se mantém em 1,5 linhas. Para tal efeito, pode-se ajustar o espaçamento entre os parágrafos para as citações para 6pt antes e 12pt depois.

Alinhamento: justificado em todo o trabalho a 3 cm da borda esquerda.

Recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo do corpo do texto. Nas citações longas, o recuo é de 4 cm para todo o parágrafo.

O número das páginas deve constar em algarismos arábicos na margem superior direita a 2 cm de ambas as bordas.

Texto em Lí­ngua estrangeira: 1) No corpo de texto é realçada pelo itálico. 2) Nas notas de rodapé não se utiliza nenhum destaque (normal).

A regra geral para citação para LIVROS é:

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo [se houver, sem itálico].[1] Local de publicação: Nome da Editora [omitindo-se as palavras “Editora”, “Editorial”, “Edições”, etc.], ano, v. [volume se necessário, em números arábicos], p. [página(s) exata(s) do excerto].

Exemplos:

RATZINGER, JOSEPH.  A caminho de Jesus Cristo. Coimbra: Tenacitas, 2006, p. 45.

POZO, Cándido. María, nueva Eva. Madrid: BAC, 2005, p. xxiv-xxvii.

 

PARA ARTIGOS (note que não há aspas no título, nem conectores “In:” ou “Em” e o ano não vai entre parênteses):

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo [se houver]. Nome do periódico, volume [em arábico, às vezes é indicado pela palavra “ano”, distinto do ano solar], número ou fascículo, data de publicação do periódico [aqui o mais importante é o ano solar], paginação.

Exemplos:

 

CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Os carismas e as instituições jurídicas: A Graça e a Lei enquanto realidades harmônicas. Lumen Veritatis, v. 3, n. 11, 2010, p. 16.

BENNETT, Daniel. The Divine Simplicity. The Journal of Philosophy, v. 66, 1969, p. 628-637.

 

Para CAPÍTULOS DE LIVRO, observar:

Note que aqui se utiliza o conector “In”. O TÍTULO NÃO VAI ENTRE ASPAS.

SOBRENOME, Prenome do autor do capítulo. Título: subtítulo do capítulo [se houver]. In: SOBRENOME, Prenome do autor do livro [tipo de participação do autor na obra: org., ed. etc. se houver]. Título do livro: subtítulo do livro [se houver]. Local de publicação: Editora, data de publicação, Paginação referente ao capítulo.

Exemplo:

BERGMANN, Michael; BROWER, Jeffrey. A Theistic Argument Against Platonism (and in Support of Truthmakers and Divine Simplicity). In: ZIMMERMAN, Dean W. (ed.). Oxford Studies in Metaphysics. Oxford: Clarendon Press, 2006, v. 2, p. 357-386.

 

Para TEXTOS CLÁSSICOS, a edição crítica (normalmente abreviada) é utilizada entre parênteses:

AUGUSTINUS HIPPONENSIS. De vera religione, 55, 111 (CCL 32, 259).

CONCILIUM VATICANUM I. Dei Filius, III (DH 3010).

ALBERTUS MAGNUS. Super Sent., III, dist. 23, art. 6 (ed. Borgnet, 1893-4, p. 416B).

Obs.: Os nomes dos autores clássicos podem ser grafados na língua do artigo. Exemplo: Agostinho, Concílio Vaticano I, Alberto Magno.

 

[1] A partir da segunda edição, indicar em seguida ao título ou subtítulo, de modo abreviado (ex: 5. ed.).

Política de Privacidade

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.