Editorial
Resumo
A Revista Lumen Veritatis, em seu número 53, proporciona ao leitor uma gama de artigos sobre diversos temas, com especial enfoque no direito canônico e eclesiástico. São questões perenes, mas sempre atuais, que devem ser elucidadas à luz dos acontecimentos eclesiais contemporâneos.
O Prof. Dr. José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília, e o Prof. Dr. Alex Barbosa de Brito, EP, canonistas renomados no Brasil, nos oferecem valiosas reflexões sobre o apostolado nas Sociedades de Vida Apostólica, que se aplicam ao caso particular das Sociedades Virgo Flos Carmeli e Regina Virginum, ambas ligadas ao carisma da Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho.
Os autores explicam que o apostolado faz parte essencial da missão da Igreja, porém, assume características diversas em função das várias formas jurídicas. Por isso, estudar a configuração jurídica das Sociedades de Vida Apostólica, bem como as especificidades de seu apostolado, assim como as diferenças em relação aos Institutos de Vida Consagrada, é um modo de compreender corretamente como desenvolver os projetos pastorais decorrentes da missão evangelizadora de cada Sociedade de Vida Apostólica.
O artigo Direito Eclesiástico: ramo do direito público, do Prof. Dr. Edson Luiz Sampel, apresenta o direito eclesiástico brasileiro como um verdadeiro ramo do direito público e, de modo particular, do direito constitucional, pelo seu peculiar modo de interpretar as normas constitucionais que tenham a ver com a Religião.
A Escritura e a Tradição são, para o Prof. Dr. Alexandre José Rocha de Hollanda Cavalcanti, os testemunhos privilegiados da sinodalidade, que é uma realidade tradicional e antiga na Igreja. No artigo, analisa-se o conceito do ponto de vista etimológico, ordinário e teológico-canônico, para chegar com maior facilidade à compreensão da importância eclesiológica da sinodalidade.
O Prof. Me. Eduardo Miguel Caballero Baza, EP, com o auxílio do Bel. Lucas Jean Pacheco, afronta o tema apaixonante e discutido da infalibilidade ou não do Processo de Canonização na Igreja Católica. A complexidade multidisciplinar do tema da infalibilidade das canonizações contribui para um delicado debate teológico e jurídico em torno dessa questão. No artigo, a análise do conceito de “certeza moral”, aplicado ao caso específico, permite entender melhor a qualificação teológica das canonizações dos santos.
Deixamos ao leitor o prazer da boa leitura.