Princípios de Estética Tomista na obra Compianto di Cristo Morto do Beato Angélico
Palavras-chave:
Beato Angélico, arte, estética, Blessed Angelico, art, aesthetics, ScholasticResumo
O presente trabalho visa explanar a temática das relações de Fra Angélico – expo- ente do catolicismo no campo artístico do século XV – com São Tomás de Aquino – Doutor da Igreja e uma das figuras mais célebres no campo filosófico-teológico do século XIII – no concernente à estética. Para tal intento, primeiramente serão apre- sentadas noções biográficas sobre o pintor italiano, bem como uma visão geral a respeito de seu local de origem e sua época; ademais, de como ele chegou a ter con- tato com o pensamento do Aquinate. Em seguida, apresentaremos a visão estéti- ca do “Doctor Communis” para, afinal, aplicarmos os conceitos de sua doutrina na obra pictórica de Guido di Piero, por meio de uma obra em concreto. /// This work seeks to expound upon the relationship concerning aesthetics existing between Fra Angelico – exponent of Catholicism in the artistic field of the XV cen- tury – and St. Thomas Aquinas – Doctor of the Church and one of the most cele- brated figures of the philosophical-theological thought of the XIII century. With this intent, biographical details of the Italian painter are presented, as well as a gen- eral vision with respect to his place of birth and epoch, along with details about how he initiated his contact with Thomistic thought. Finally, the aesthetic vision of the “Doctor Communis” is presented so that the concepts of his doctrine be applied to the pictorial works of Guido di Piero, through an analysis of one of his works.