A Sagacidade Perfeita segundo São Tomás de Aquino, com enfoque na Suma Teológica, II-II, q. 47, a.13
Palavras-chave:
Sagacidade, prudência, virtude,, astúcia, Sagacity, prudence, virtue, deviousnessResumo
O presente trabalho tem por objetivo estimular o exercício de uma virtude sem a qual o homem dificilmente possuirá em plenitude qualquer outro bom hábito: a sagacidade. Como primeiro e indispensável passo, pretendemos esclarecer o verda- deiro significado dessa virtude. Uma vez que ela possui uma íntima relação com a virtude da prudência, o estudo inicia-se tratando sobre as características do homem prudente, o que nos fará compreender com profundidade a virtude da sagacidade. A prudência é a virtude que nos faz decidir e agir de maneira correta. A sagacidade, por sua vez, se afigura com as mesmas qualidades da prudência, mas quando pos- ta diante do inesperado, frente a uma ocasião em que se exige agilidade na decisão e na ação. O desfecho do trabalho procurará ressaltar a perfeição dessa virtude e, ao mesmo tempo, discorrer sobre seus vícios opostos, com especial destaque ao vício da astúcia. Fundamentamo-nos em São Tomás de Aquino, em particular nos ensi- namentos contidos na Suma Teológica. Em consonância com o pensamento tomis- ta, recorreremos também a outros autores abalizados no assunto. /// This work seeks to stimulate the exercise of a virtue without which man will not fully possess any other good habit: the virtue of sagacity. As a first and indispens- able step, the true meaning of this virtue is explained. Since it holds a close rela- tion with the virtue of prudence, the study commences by treating of the character- istics of the prudent man, thus deepening an understanding of the virtue of sagaci- ty. Prudence is a virtue that brings us to decide and act correctly. Sagacity, in turn, holds the same qualities as prudence, but is practiced when facing an occasion in which agility in decision and action is required. The outcome of this investigation seeks to highlight the perfection of this virtue, while at the same time examin- ing the opposite vices, especially the vice of deviousness. The work is based on the teachings of St. Thomas Aquinas, in particular those contained in the Summa Theologiæ. In consonance with the Thomist line of thought, other authors with knowledge of the topic were included in the study.