O “gênesis filosófico” do século XII

Autores/as

  • Jorge Filipe N. S. Teixeira Lopes

Palabras clave:

Genesis, Timaeus, universitas rerum, quadrivium, harmony.

Resumen

Houve no século XII uma obra que, a par das Escrituras Sagradas, teve uma importância única para a explicação da origem do universo. Traduzido do grego ao latim no século IV pelo filósofo Calcídio, o Timaeus, de Platão, ofereceria pela primeira vez na História do Ocidente uma completa narração teleológica do universo, buscando as suas causas racionais e sustentando, ao mesmo tempo, a ideia de uma divindade externa à Criação. Seria por seu intermédio que a primeira metade do século XII veria raiar um novo pensamento e um novo ideal de sabedoria, que procurava physicas rationes para compreender a ordem do universo. Esta concepção baseou-se no conceito pitagórico de harmonia e promoveu o que se pode chamar de uma teologia do “número, peso e medida”. // In twelfth century there was a work that, together with Sacred Scriptures, played a unique role in explaining the origin of the universe. Translated from the Greek into Latin in the fourth century by the philosopher Calcidius, the Timaeus of Plato would offer, for the first time in Western history, a complete teleological narrative of the universe, seeking its rational causes, and sustaining the idea of a deity outside the Creation. It was through this work that the first half of the twelfth-century would see the dawning of a new thought and a new ideal of wisdom, which sought physicas rationes to understand the order of the universe. This idea was based on the pythagorean concept of harmony and thus provided what could be called a theology of the “number, weight and measure”.